Sporting Viseu

Blog de cariz sportinguista

domingo, julho 02, 2006

Foi inaugurado monumento ao sócio

Na manhã de sábado, após a Marcha Sporting 100, foi inaugurada, na praça Centenário, uma peça escultórica da autoria de João Duarte que visa homenagear todos os sócios do Clube do “leão”. A cerimónia contou com a presença dos membros do Conselho Directivo, da Comissão do Centenário, bem como do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, e dos presidentes das comunidades hindu e israelita. Com esta honrosa homenagem aos associados “leoninos”, na praça Centenário passam a estar simbolizados três dos grandes pilares da inigualável história do Sporting – dirigentes, atletas sócios, ali representados por Salvador Marques e Maria de Lourdes Borges e Castro (associados número 1 e 6 do Sporting, respectivamente).

O monumento em homenagem aos sócios foi idealizado e erigido em homenagem às sucessivas gerações de sócios, que ao longo de 100 anos honraram a família sportinguista. O autor projectou o monumento como uma árvore estilizada em chapa de ferro, com a altura de sete metros, tendo por copa vários ramos que originam bandeiras nos tons de verde do Sporting.

Nascendo de um tronco castanho dourado que irrompe de uma base de quatro metros quadrados de pedra verde, o Monumento emerge das bases sólidas da fundação do Sporting Clube de Portugal, apoia-se na sua estabilidade e eleva-se em direcção ao futuro.

A árvore, símbolo de liberdade e linha de descendência da família leonina, surge como um sinal verde nesta bela Praça Centenário em local especialmente escolhido para a sua colocação, ou seja, em frente à entrada de honra do Estádio José Alvalade e à mítica Porta 10A.
O evento teve um especial momento quando o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, rezou em memória dos associados sportinguistas que já não se encontram entre nós.

Texto: Nélida Gomes
www.sporting.pt