Sporting Viseu

Blog de cariz sportinguista

sexta-feira, junho 30, 2006

Monumento ao sócio


Na manhã de sábado, após a marcha Sporting 100, vai ser inaugurada, na praça Centenário, uma peça escultórica que visa homenagear todos os sócios do Sporting. Na praça Centenário passam a estar simbolizados três dos grandes pilares da inigualável história do Sporting – dirigentes, atletas e sócios.

O monumento em homenagem aos sócios foi idealizado e erigido em homenagem às sucessivas gerações de sócios, que ao longo de 100 anos honraram a família Sportinguista. O autor projectou o Monumento como uma árvore estilizada em chapa de ferro, com a altura de sete metros, tendo por copa vários ramos que originam bandeiras nos tons de verde do Sporting.

Nascendo de um tronco castanho dourado que irrompe de uma base de quatro metros quadrados de pedra verde, o Monumento emerge das bases sólidas da fundação do Sporting Clube de Portugal, apoia-se na sua estabilidade e eleva-se em direcção ao futuro.

A árvore, símbolo de liberdade e linha de descendência da família leonina, surge como um sinal verde nesta bela Praça Centenário em local especialmente escolhido para a sua colocação, ou seja, em frente à entrada de honra do Estádio José Alvalade e à mítica Porta 10A.

A explosão emocional dos corações eufóricos e dos braços levantados dos adeptos que celebram o momento mágico das emoções desportivas é representado pela copa de bandeiras verdes desfraldadas, assente num tronco que se eleva dourado pela glória, esforço, devoção e dedicação de todos os sportinguistas.