Sporting Viseu

Blog de cariz sportinguista

sexta-feira, junho 30, 2006

Rogério Alves: "Assembleia Geral no dia 13 de Julho"

Rogério Alves, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, concedeu, em exclusivo, ao site e ao jornal oficiais do Clube, uma pequena entrevista, na qual adianta a data da AG do Sporting e as razões que levaram à sua marcação para o dia 13 de Julho, às 20h30, no Auditório do Estádio José Alvalade.

O dirigente “leonino” esclareceu que “assinei hoje (quinta-feira, 29 de Junho) as convocatórias para a reunião do Conselho Leonino, a realizar no dia 12 de Julho, e para a Assembleia Geral Ordinária, no dia 13 de Julho.” Rogério Alves explicou que “nos termos dos estatutos, o Conselho Directivo deveria entregar ao presidente da Mesa a proposta de orçamento até ao dia 15 de Junho, mas esta só foi aprovada no dia 22 do mesmo mês.
Razão pela qual a Assembleia já não poderia realizar-se até ao dia 30 de Junho, porque já não existia prazo para a convocatória, respeitando a devida antecedência.
Segundo ponto: os estatutos teriam permitido, numa norma transitória, que a proposta de orçamento fosse entregue só em Setembro.
Isto é um regime especial para o ano de 2006. Mas, o Conselho Directivo, apesar de ter sido eleito só no dia 28 de Abril, conseguiu aprovar a proposta de orçamento no dia 22 de Junho.
Razão pela qual só a partir daí se poderia convocar a Assembleia Geral. Como no dia 30 de Junho há o jantar do Centenário; dia 1 de Julho há também actividades ligadas ao Centenário; e como muitas pessoas ligadas ao Sporting irão estar em Cabo Verde, entre os dias 5 e 10 de Julho, foi-me solicitado e aceitei que a Assembleia Geral fosse marcada para o dia 13 de Julho.
Esta é a razão pela qual a AG não se fará até ao dia 30 de Junho.”
Rogério Alves salientou ainda que “estes prazos correspondem a uma actividade muito intensa do Conselho Directivo, que foi eleito apenas no dia 28 de Abril – é que se tivesse sido eleito no dia 1 de Maio, dois dias depois, os prazos seriam muito mais alargados. Há uma norma nos estatutos, pensando em circunstâncias que acabaram por não se verificar – artigo 77.º – que diz que "no ano de 2006, os prazos previstos no artigo 33.º, número 1, e 34.º, número 1, terminarão em 15 e 30 de Novembro.
Os prazos que constam nesses artigos (33.º, número 1, e 34.º, número 1) dizem que "devem entregar à Mesa, até 15 de Junho, ou até 15 de Julho, se tiver sido eleito a partir do dia 1 de Maio, o orçamento de receitas e despesas e também o relatório de gestão.
Isto para dizer que este pequeno atraso, que nem pode ser considerado como tal, se deve à circunstância das eleições terem sido no dia 28 de Abril e o prazo só não é até 15 de Julho por dois dias.
O último artigo permitiria ainda que transitoriamente, este ano, fosse em Novembro.
Este pequeno atraso corresponde a um excelente trabalho de recuperação e muito rápido, feito pelo Conselho Directivo.”
A Assembleia Geral realiza-se no dia 13 de Julho, no auditório do Estádio José Alvalade.
A primeira convocatória é às 20h30 e, a segunda convocatória, às 21h00.

Texto: Andreia Alexandre
Fotos: José Cruz