Sporting Viseu

Blog de cariz sportinguista

domingo, agosto 06, 2006

SP. BRAGA, 1 - SPORTING, 1

No quarto teste da temporada, o Sporting apadrinhou a apresentação do Braga aos seus associados, empatando a uma bola. Zé Carlos, aos 25 minutos, e Carlos Martins, aos 30 minutos, fizeram os golos do encontro realizado no Estádio Municipal de Braga.

O avançado Carlos Bueno, recrutado ao PSG, foi a surpresa no onze titular frente ao Braga, fazendo dupla de ataque com Liedson, mas o uruguaio apesar de evidenciar bom sentido de desmarcação, denotou uma natural falta de entrosamento e rotina de jogo. Na equipa “leonina”, Paulo Bento manteve o quarteto defensivo habitual da temporada passada com uma excepção. O jovem brasileiro Ronny manteve-se como aposta para o lado esquerdo da defesa, completando o quarteto com Abel no lado direito, Tonel e Polga no eixo defensivo (e Tiago na baliza). No “miolo”, Carlos Paredes também jogou de início, na posição mais recuada do losango do meio campo. Moutinho (na estreia como “capitão” de equipa) e Carlos Martins secundaram Romagnoli. O argentino voltou a dar boas indicações, no papel de número 10, originando o lance que deu o golo do empate aos “leões”.

Na formação de Carlos Carvalhal duas novidades: Irineu, defesa-central proveniente do Ipatinga, e Zé Carlos, ex-Marítimo garantiram a titularidade, numa equipa onde pontificam os ex-leões Paíto, Luís Filipe, João Pinto e Wender.

As duas equipas estenderam-se bem no terreno, com o Sporting a ter mais posse de bola no início, mas sem conseguir incomodar verdadeiramente Paulo Santos. O Braga em 4x3x3, tentava surpreender através da velocidade de Cesinha, mas a consistência defensiva do Sporting não deu grande margem de manobra aos arsenalistas até…ao minuto 25. Zé Carlos saltou mais alto que a dupla de centrais, Tiago hesitou na saída e o Braga abriu o activo.O Sporting tentou reagir, e foi sob a batuta de Romagnoli que chegou ao empate, cinco minutos depois, Uma bela jogada do argentino a entrar pelo lado esquerdo, solicitando Martins que fuzilou Paulo Santos.

Num jogo equilibrado, ao Sporting privilegiou a consistência defensiva, faltou jogo à dupla Liedson/Bueno para criar desequilíbrios.No segundo tempo, Deivid foi o primeiro a entrar (para o lugar de Bueno) mas o Sporting passou a ter maiores dificuldades em controlar a grande mobilidade do meio campo arsenalista. As iniciativas de Romagnoli e das “bombas” de Carlos Martins garantiam um certo equilíbrio, mas os “leões” foram perdendo clarividência e apoios ofensivos. Martins causou o primeiro embaraço para Dani Mallo, guarda-redes que os arsenalistas foram buscar ao Corunha, numa altura em que João Pinto, Maciel e João Tomás já formavam o tridente ofensivo.

Com os “leões” a perderem alguma velocidade atacante, e adoptando um estilo mais conservador, Paulo Bento procurou dar frescura física ao meio campo, numa altura em que Tiago se assumia como a figura da partida, negando o golo a Vandinho e João Pinto. Duas alterações de uma assentada (Tello e Yannick Djaló) reformularam o meio campo “leonino”, com o jovem guineense a colmatar a vaga de Romagnoli, até À entrada de Douala (Liedson). Com o ritmo de jogo a descer de forma acentuada, Miguel Veloso (Moutinho) também foi testado a “trinco, mas acabou por ser o Braga a dispor da última situação de golo, com Matheus a falhar o alvo frente a Tiago.

Após três vitórias, o Sporting empatou o primeiro jogo de pré-temporada frente ao Braga.

Ficha de jogo
Sp. Braga, 1 - Sporting, 1 (jogo particular)
Local: Estádio Municipal de Braga.
Árbitro: Augusto Duarte (Braga)
Árbitros Assistentes: Nuno Manso e António Vilaça
Sporting: Tiago; Abel, Tonel, Polga e Ronny; Paredes, Moutinho (Miguel Veloso, 80m), Carlos Martins (Tello, 67m) e Romagnoli (Yannick Djaló, 66m), Liedson (Douala, 75m) e Bueno (Deivid, 45m).
Treinador: Paulo Bento
Disciplina: nada a assinalar.
Golo: Carlos Martins (30m).
Texto: Sandro Baguinho

Etiquetas: ,