Sporting Viseu

Blog de cariz sportinguista

domingo, setembro 17, 2006

INJUSTO, É POUCO

Sporting, 0 - Paços de Ferreira, 1
A equipa do Sporting sofreu a primeira derrota da Liga frente ao Paços de Ferreira (0-1). Um resultado influenciado pela actuação do árbitro, que validou um golo marcado pela mão de Ronny, aos 45 minutos. Pelas oportunidades criadas e pela qualidade de jogo do Sporting este resultado é mais do que injusto.

No encontro da terceira jornada da Bwin Liga, Paulo Bento fez duas alterações no 11 inicial, relativamente ao que alinhou frente ao Inter de Milão. Miguel Garcia entrou para o lugar de Abel, enquanto que Yannick cedeu o lugar a Alecsandro. Os “leões” alinharam com Ricardo na baliza, a defesa foi composta por Miguel Garcia, Polga, Tonel e Caneira. No meio campo Miguel Veloso, Moutinho, Nani e Romagnoli, enquanto que a dupla de ataque foi composta por Alecsandro e Liedson.

O encontro com o Paços de Ferreira marcou o centésimo jogo de Ricardo na Liga, uma marca merecedora de ser assinalada. A partida começou a jogar-se de forma aberta, com ambas as equipas a procurarem oportunidades para concretizar. Aos cinco minutos já tinham sido marcados dois livres – um para cada lado – mas foi do castigo marcado por Nani que aconteceu a primeira jogada de perigo, com Peçanha a defender. Os pupilos de Paulo Bento apostaram nas jogadas pelas alas, com Liedson e Alecsandro a trocarem constantemente de flanco.

A partir do primeiro quarto de hora de jogo, os “leões” tomaram as rédeas do encontro e foi dos pés de Romagnoli – que aos 18 minutos – podia ter surgido o primeiro tento da partida, através de um remate forte de fora da grande área, mas a bola saiu ao lado. O pendor atacante do Sporting aumentou e não raras vezes com lances de profundidade e com jogadas ao primeiro toque, mas a defensiva adversária foi afastando o perigo. Através de um canto apontado por Miguel Veloso (28 minutos) surgiu grande perigo para a baliza de Peçanha, mas em cima da linha o defesa cortou o lance de cabeça.

O mesmo Miguel Veloso, aos 30 minutos, através da marcação de um livre directo obrigou Peçanha a aplicar-se para negar o tento. A forma ofensiva com que os “leões” estavam a encarar o encontro criou muitas dificuldades à defensiva do Paços. Aos 38 minutos, uma jogada entre Liedson e Nani podia ter inaugurado o marcador, mas o remate do jovem médio saiu ao lado. A surpresa da partida surgiu aos 45 minutos, quando Ronny, com a mão, marcou o golo do Paços de Ferreira. O árbitro da partida validou o tento e concedeu uma vantagem – para além de irregular – muito injusta.

Com o reatamento do segundo tempo, Paulo Bento fez duas substituições. Ronny entrou para o lugar de Miguel Garcia e Yannick para o lugar de Romagnoli. O Sporting entrou determinado em dar a volta ao resultado. Os “leões” pressionaram alto e desde cedo começaram a criar muitas dificuldades aos defesas do Paços. Aos 53 minutos, um cabeceamento de Alecsandro podia ter reposto a igualdade, mas mais uma vez Peçanha manteve as redes invioláveis. Mesmo a perderem por um golo, os “leões” não perderam o discernimento e, com muita paciência e tranquilidade, tentaram repor justiça no marcador. De forma a refrescar a frente de ataque, Paulo Bento tirou Alecsandro e pôs Bueno, estavam decorridos 61 minutos de jogo. Os “leões” continuaram a imprimir muita velocidade ao jogo e Yannick – com um remate à entrada da área – obrigou Peçanha a nova grande intervenção. Aos 75 minutos gritou-se golo em Alvalade, mas a trave negou o tento do empate.

Peçanha foi o homem da noite ao efectuar defesas impossíveis que negaram o golo ao Sporting. Aos 77 minutos, um cabeceamento de Bueno levou novamente o guardião do Paços de Ferreira a fazer uma grande defesa. Até ao final mais uma mão cheia de oportunidades para o Sporting igualar a partida, mas os avançados “verdes e brancos” não conseguiram acertar. Em suma, uma derrota mais que injusta e que em nada espelhou o que se passou ao longo dos 90 minutos.
Uma palavra para a arbitragem. João Ferreira teve uma noite muito infeliz com intervenção directa no resultado final, já que validou um golo marcado de forma irregular.

Ficha de jogo:Local: Estádio José Alvalade
Árbitro: João Ferreira
Árbitros assistentes: Serafim Nogueira e Pais António
Sporting: Ricardo, Miguel Garcia (Ronny, 45 m), Polga, Tonel, Caneira, Miguel Veloso, João Moutinho, Nani, Romagnoli (Yannick, 45 m), Alecsandro (Bueno, 61 m) e Liedson
Treinador:Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Tiago, Tello, João Alves e Abel
Disciplina: Cartão amarelo a Tonel (35 m), João Moutinho (45 m)

Paços de Ferreira: Peçanha, Geraldo, Paulo Sousa, Didi (Emerson, 90 m), Cristiano (João Paulo, 84 m), Ronny (Antunes, 73 m), Luiz Carlos, Elias, Mangualde, Fredy e DaniTreinador: José MotaSuplentes não utilizados: Coelho, Primo, Pedrinha e Renato QueirósDisciplina: Cartão amarelo a Fredy (54 m), Ronny (67 m) e Luiz Carlos (84 m)
Golos: Ronny [com a mão] (45 m)

Texto: Andreia Alexandre
Fotos: Pedro Cruz e Mário Cruz