Sporting Viseu

Blog de cariz sportinguista

sábado, maio 06, 2006

Historial

Primórdios

O Sporting Clube de Portugal resultou da vontade de um grupo de pessoas que incialmente criou o Sport Club de Belas (1902) e de seguida o Campo Grande Sporting Club (1904). Apenas em 1906 foi oficializado com o nome actual de Sporting Clube de Portugal, a data escolhida foi 1 de Julho.
Não se pode dizer que se tenha iniciado muito bem, perdendo no primeiro jogo contra o Cruz Negra, mas na primeira partida contra o eterno rival, também lisboeta, Sport Lisboa (que anos mas tarde deu origem ao Sport Lisboa e Benfica), venceu por 2-1. Em 1907-1908 consagra-se vice-campeão regional. Em 1910, no ano em que José Alvalade assumiu a presidência, foi campeão de Ténis, Salto à Vara, Lançamento do peso e de Salto em comprimento.
Primeiras Vitórias
O Clube vence em 1912 e 1915 o Campeonato de Lisboa de Futebol e também ganha a Taça de Honra, vencendo o SL Benfica por 3 golos a 1. No Ciclismo venceu em 1912 o percurso Lisboa-Porto e chegou à meta em terceiro e segundo lugar na Volta à França e na Volta à Espanha, respectivamente.
Na década de 1920, conquistou a primeira vitória do Campeonato de Portugal, numa final frente à Académica de Coimbra.
A secção de Râguebi do Sporting Clube de Portugal é fundada em 1922. É em 1927 que são adoptadas as listas horizontais verdes e brancas no equipamento, por iniciativa de Salazar Carreira, que viriam a ter uma influência determinante nos equipamentos desportivos do Clube, e até no seu símbolo actualizado em 2001, época em que viria a sagrar-se campeão nacional de Futebol!
A primeira digressão ao Brasil acontece em 1928. Na preparação dessa deslocação concluiu-se que os equipamentos originais, bi-partidos em verde e branco, não eram adequados ao clima brasileiro, pelo que foram substituídos pelas vestes de Râguebi, mais leves e ajustadas ao corpo. A 15 de Julho de 1928, na partida frente ao Fluminense Football Club, a equipa de futebol do Sporting envergou pela 1ª vez as listas horizontais verdes e brancas. O equipamento original manteve-se após o regresso a Portugal, até 5 de Outubro desse mesmo ano, num jogo frente ao Sport Lisboa e Benfica em que chovia copiosamente, e ao intervalo a equipa trocou novamente de equipamentos, vencendo o desafio. A partir de então, passaram a ser essas as linhas principais dos equipamentos do Sporting Clube de Portugal.

A partir de 1950
As míticas camisolas listadas de verde e branco serviram para ganhar, na década de 1940 e 1950, 18 títulos de Campeão Nacional de Futebol e 4 Taças de Portugal, na mesma modalidade.
José Travassos, em 1955, é o primeiro jogador português de Futebol a envergar a camisola da Selecção da Europa, frente à Grã-Bretanha, em Belfast, ficando célebre a sua alcunha de "Zé da Europa".
A 10 de Julho de 1956 é inaugurado o Estádio José Alvalade, ao Campo Grande, demolido aquando da construção do novo complexo Alvalade XXI, primeiro parcialmente, albergando ainda as várias modalidades, depois por completo. Esses terrenos adjacentes ao novo estádio são hoje utilizados como parque de estacionamento em dias de jogos ou outros grandes eventos.
Em 1957 e 1958, Manuel Faria vence a famosa Corrida de São Silvestre, de São Paulo.
Em 1960 o Clube é declarado Instituição de Utilidade Pública, pelo Estado Português.
Desde 1960
Desde 1960, o título de Futebol mais significativo conquistado foi a Taça dos Vencedores de Taças, conquistada ao clube húngaro MTK Budapest (3-3 e 1-0). No jogo decisivo, o Sporting faz o golo solitário através de canto directo, o célebre e eterno "cantinho do Morais". A caminho da final, o Sporting venceu por 5-0 o Manchester United, depois de uma derrota por 4-1 na primeira mão, e obteve um recorde que ainda hoje perdura de 16-1 frente ao Apoel Nicosia, do Chipre, como resultado mais avultado numa competição europeia. No Futebol venceu também 18 Campeonatos Nacionais, o último em 2001-2002, e 13 Taças de Portugal, sendo a última também em 2001-2002. Venceu também pela última vez a Supertaça Cândido de Oliveira na época seguinte, 2002-2003, vencendo a equipa do Leixões Sport Club, à qual tinha conquistado a Taça de Portugal, na época transacta, em pleno Estádio Nacional, palco por excelência da final deste troféu.
No Hóquei em Patins o Sporting foi a melhor equipa do mundo da altura com uma Taça dos Campeões Europeus (1977), três Taças das Taças (1981,1985 e 1991) e uma Taça CERS (1984).
O primeiro empréstimo de sempre de um jogador de Futebol foi o argentino Hector Yazalde, cedido pelo FC Barcelona, que ainda hoje detém o recorde de golos marcados no campeonato português, 46 tentos em 30 jornadas. Yazalde estabeleceu também um novo recorde europeu de golos a 19 de Maio de 1974, sagrando-se naturalmente Bota de Ouro europeu, batendo a marca do húngaro Skoblar. O recorde ainda não foi ultrapassado. Como prémio recebeu um automóvel Toyota, que vendeu, dividindo o dinheiro pelos companheiros de equipa.
Carlos Lopes, do Sporting Clube de Portugal, foi o primeiro Atleta português a ganhar uma medalha de Ouro nos Jogos Olimpicos, ganhando também uma de Prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, sendo a de Ouro na Maratona.
O Ténis de Mesa Sportinguista é dono de um recorde impressionante de vitórias em 11 Campeonatos Nacionais consecutivos, entre 1984-85 e 1994-95.
No Ciclismo foi do Sporting Clube de Portugal o maior ciclista português de todos os tempos: Joaquim Agostinho.
Em Atletismo o Clube possui um palmarés verdadeiramente excepcional, do qual fazem parte 215 titulos Nacionais e 89 Internacionais! A maior potência de Portugal e uma das maiores da Europa!
Em Bilhar o clube tem o maior bilharista português de sempre: Jorge Theriaga.
Estes dados confirmam a variedade e a qualidade desportiva do Sporting Clube de Portugal, e dignificam os seus préstimos em prol do Desporto em Portugal, na Europa e no Mundo.
Actualidade

Actualmente o Clube tem nos seus activos o estádio José de Alvalade, com a sua exuberante e colorida fachada, rica em amarelos, verdes e brancos, as cores presentes no seu símbolo, onde foi jogada umas das meia-finais do Euro 2004, e a final da Taça UEFA que teve o Sporting Clube de Portugal como finalista na temporada 2004/2005. Conta ainda com uma Academia Sporting em Alcochete, utilizada durante esse campeonato como centro de estágio e preparação da Selecção Portuguesa de Futebol.
O Sporting Clube de Portugal é o segundo clube do Mundo com mais títulos conquistados em todas as modalidades só sendo superado pelo FC Barcelona, contando ainda com mais de 100 mil associados pagantes segundo a última revisão de 2005. É também o clube com mais medalhas e vitórias em competições olímpicas.
A nível directivo, o Sporting Clube de Portugal esteve numa fase de eleições, da qual ganhou Filipe Soares Franco.
in Wikipédia